segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Jesus, a estrela do Rock, e nada mais


Não há o que duvidar, Jesus Cristo foi a primeira estrela do rock. A cruz, por sua vez, é a maior peça de merchandising na história, maior do que qualquer camiseta vendida em shows. E Jesus foi o primeiro rock star que morreu, e assim como Jim Morrison, Kurt Cobain e Jimi Hendrix, ele se tornou imortal. Tornou-se perfeito e será eterno, nunca vai envelhecer. Morreu no ápice, e dele nunca sairá

Não é só a morte que te transforma em um ícone. É o número de pessoas que estão vendo você morrer, é o jeito que a câmera pode te tornar um mártir. Nós não estamos só fascinados com a morte. Nós estamos apaixonados por ela, porque nós a tememos. E as pessoas que vivem suas vidas perto da morte, ou as que morrem tragicamente, são os que nós vamos fantasiar ao máximo. É escapismo e inveja, vivendo indiretamente ou morrendo indiretamente. Jim Morrison tinha uma qualidade de showman com ele, assim como Cristo. Ele foi inspirador. Ele comprou a escuridão para a mídia bem no meio do Verão do Amor. Ele fez e disse o que queria, e ele se comportou como uma criança, o que é admirável e belo. Eu agradeço Jim Morrison por me fazer escrever, por me fazer querer tomar ácido, e por me fazer querer ficar nu em festinhas depois de beber muito.

A força de Morrison como uma figura histórica está no seu mistério. Acho que o jeito moderno, contemporâneo tratamento dos rock stars na MTV e o mundo bisbilhoteiro da TV são uma grande ameaça a qualquer um que queira reter qualquer tipo de valor histórico. Programas como “behind the scenes” tomam a força do que você pode fazer. Se começar a explicar seus truques, então você é um mágico de merda. Eu estou assistindo a todas essas outras pessoas brincando com o que poderiam ser grandes obras de arte. Você pode ser lendário por não fazer parte dessa cultura bisbilhoteira que nós vivemos. Você pode ser famoso por "sobreviver" a algo, ou por casar com um milionário, ou por ser uma vítima de um crime. É uma época estranha que estamos agora.

Jim Morrison é um elemento sexual obscuro. Você quer crescer como ele. Já Kurt Cobain mostra como relatar sua dor e entender como a porta da morte está perto. É aquele sentimento angustiante que bate em você toda vez que ouve alguma música deles.

Quando Cobain morreu, ninguém ficou muito surpreso. Eu fiquei desapontado, mas acho que uma parte de mim ficou aliviada porque parecia que ele estava sofrendo muito nos últimos anos de sua vida, e o sofrimento tinha terminado. Ele odiaria ser um rock star como acabou sendo. Mas como Morrison e Hendrix, ele foi a prova mais incrível de gente que vive suas vidas como se não houvesse amanhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por que vc diz que Jim Morrison eh um elemento sexual obscuro?

Eduardo Araújo disse...

Concordo. Jim Morrisson é um elemento sexual luminoso.